PR1 – Rota do Giro

Perto da vila, em ambiente campestre, encontra-se a Ermida de N. Sr.ª da Consolação, edificada pelo 4.º governador da Índia, Diogo Lopes de Sequeira, (séc. XVI), aí sepultado, inicia o percurso. Prosseguindo por um caminho de terra batida, entra-se num vale de montes típicos alentejanos – se feito na primavera, o percurso permite uma esplendorosa visão do manto de flores silvestres.
Será então, surpreendido com “giros” centenários (levavam a água desde a nascente até às hortas e pomares de outrora), dando nome ao percurso.
Após uns 2,5 quilómetros de marcha, já perto da EN 255, siga rumo à Piscina Municipal, em frente à Ermida de S. Pedro (séc. XVI). Aproveite a vista sobre o Castelo.
No seu interior, junto à Torre de Menagem – onde se desfruta a vista sobre vastas áreas do concelho, encontra-se a Igreja Matriz de N. Sr.ª da Conceição. Do lado de fora, verá o Pelourinho. Mais adiante, passe em frente ao Fórum Cultural Transfronteiriço. Dali, e após passar ao lado de um chafariz do séc. XVIII, desloque-se para a saída da vila, atravesse a EN 255. O percurso termina onde começou, junto à Ermida de N. Sr.ª da Consolação.

ConcelhoAlandroal
Extensão4,5 Km
Duração1 h 30 m
DificuldadeBaixa
Tipo de percursoCircular
SinaléticaPercurso sinalizado
Tipo de pisoterra batida e asfalto
Folheto Download
Traçado do percurso Download Google Earth
Traçado do percurso Download GPS
CoordenadasLat.: 38°42'05'' N Long.: 7º24'41'' W
CaracterísticasDe uma forma geral este percurso é curto, apresenta declives pouco acentuados, com excepção da Rua Nova, pelo que é considerado um percurso acessível (Nível I). O ponto de partida recomendado situa-se junto à Ermida de Nossa Senhora da Consolação, coincidindo com o final recomendado para o percurso.
Entidade responsávelCâmara Municipal Alandroal www.cm-alandroal.pt